22 de janeiro de 2010

Do Blog do Décio Sá: "Castelo demite Othelino da Secretaria de Governo"


O prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), exonerou no último dia 4 Othelino Neto da Secretaria de Governo. A informação consta do Diário Oficial do Município do dia 12 de janeiro (reprodução). Além do tucano, o ato está assinado pela secretária de Administração, Maria Margareth Reis.

O que gerou a demissão “a pedido” de Othelino foi uma lei aprovada ano passado na Assembleia Legislativa proibindo funcionários de carreira do TCE de ocuparem cargos na esfera municipal. De acordo com a lei, que começou a valer este ano, os servidores da Corte de Contas maranhense só poderão ocupar funções de ministro, secretário da Presidência da República, secretários estaduais, reitor e vice-reitor. No âmbito dos municípios, a proibição é total.

Por conta disso, 13 servidores terão de retornar até o fim do mês ao TCE, entre os quais Othelino. Concursado, o ex-secretário ocupa o cargo de técnico de controle externo no tribunal. Ele, porém, pediu icença sem vencimentos já concedida, mas não poderá exercer nenhum outro cargo na administração pública.

Na mesma situação está o controlador do município de Imperatriz, Cândido Madeira Filho, parente do prefeito Sebastião Madeira (PSDB). Ele terá de deixar o posto até o fim do mês sob pena de perder o cargo no TCE.

No caso de Othelino, a Assembleia acabou foi fazendo um grande favor para Castelo. Desde o ano passado o prefeito vinha tentando se livrar do auxiliar, mas sempre colocava o pé no freio por conta da ajuda recebida na campanha. A exemplo dos ex-secretários Aderson Lago (Casa Civil) e Weverton Rocha (Esporte e Juventude), já denunciados à justiça com pedido de prisão preventiva, Othelino vem sendo investigado pela polícia acusado de comandar uma quadrilha que desviou milhões na Secretaria do Meio Ambiente (Sema) nos governos Jackson Lago (PDT) e José Reinaldo (PSB).

Ontem, por exemplo, o constrangimento foi geral na Prefeitura de São Luís quando policiais chegaram ao local para intimar a chefe de gabinete do ex-secretário Érica Maia. Ela trabalhou com ele também na Sema. O depoimento dela está marcado para as 10h desta sexta-feira na Secretaria de Segurança. Portanto, como este este post está indo ao ar às 10h45, o depoimento já deve ter começado.

Fonte: http://colunas.imirante.com/decio/2010/01/22/castelo-demite-othelino-da-secretaria-de-governo/

2 comentários:

Detonador disse...

já tava mais que na hora.

bem feito.
agora tem que pegar o que ele teria roubado e impedir que esse larápio seja eleito a qualquer mandato para se livrar da cana.

abraço

marcello disse...

othelino, vc é nosso salvador. nada. nada impedirá sua eleição para deputado. isso é perseguição dos sarney. marden é sarneysista.