21 de novembro de 2009

SINPROESEMMA apóia exposição de artista plástico em São José de Ribamar


O artista plástico Ednilson Costa lançará neste sábado, (21), às 20h30, na sede da secretaria municipal de Turismo (ao lado da Concha Acústica), a exposição ‘Arriba-Mar’, que tem como tema central a cidade turística e religiosa de São José de Ribamar.A exposição ficará aberta à visitação no período de 22 de novembro a 09 de dezembro. Depois disso, o artista Ednilson fará novo lançamento. Desta vez, no Brisamar Hotel, (12/12), na Ponta da Areia. A exposição será finalizada no dia 22 de dezembro.Ednilson Costa conta para o lançamento do projeto, com o apoio do Sindicato dos Profissionais em Educação do Estado do Maranhão – SINPROESEMMA. A entidade por meio da sua secretaria de comunicação tem apoiado diversas atividades culturais, sociais e políticas no Estado, as quais contribuem para o desenvolvimento e melhoria da qualidade do trabalho desses artistas.De acordo com o artista, pintar a cidade de Ribamar não foi difícil. Haja vista a natureza favorecer a iniciativa com o mar, a poesia, a cultura e a magia que emana dela.“O mar foi o maior incentivador do projeto. Uso sempre como inspiração o que a cidade tem de melhor. Assim foi na exposição que fiz como tema São Luís e Alcântara”, disse ele, rememorando os trabalhos anteriores em que retratou as duas cidades turísticas de grande inspiração poética.Para compor seus quadros, ele leva em média quatro meses. Normalmente para isso muda-se para a cidade-inspiração e começa a compor a partir do material e das histórias que possam acrescentar algo ao seu trabalho. “Começo a andar pela cidade. Daí, transformo o que vejo, o que tenho ao meu alcance, na minha composição”, revela.O pintor - Ednilson Costa é pintor e restaurador, estreou individualmente em 1980, aos 18 anos. Com várias exposições coletivas, e agora na sua 14ª exposição individual, foi vencedor de alguns concursos de Artes Plásticas, com destaque para o 2º Salão do Centro de Lançamento de Alcântara – CLA, no qual obteve o segundo lugar, que lhe rendeu um prêmio de uma viagem ao Canadá.Irriquieto e sempre insatisfeito com os resultados da sua última exposição, Ednilson fez uma opção de produção: perambular pela cultura, pela etnografia, pela antropologia que faz este chão brasileiro único e especial. Com mais esta exposição, o artista confirma a tradição do maranhense lúdico, criativo e revolucionário.


fonte:www.sinproesemma.com.br

4 comentários:

Itamarcia Oliveira disse...

Marden, fui no vernissage do ednilson. o cara fez bonito. é artisita de mão cheia e merece todo o açpoio que está recebendop da prefweitura de ribamar, sinproesemma, e outros parceiros.
parabéns pelo Blog. atualiza diariamente. gosto das suas idéias.

bjs

itamarcia oliveira - SJR

amadeu sousa disse...

edmilson amei seu trabalho. vc está no pantheon das artyes plásticas do Brasil.

parabéns

amadeu sousa

LUCILENE Cruz disse...

fui na de ribamar e estarei em são luís também.

Professora Lucilene Cruz

Anônimo disse...

Prezado. Sua iniciativa é objetivamente válida e, necessariamente, interessante. Aceite meus aplausos, espero no futuro semear sua atitude. SAIBA: sou um profundo admirador de sua teoria de vida.