3 de novembro de 2009

Do Blog do Walter Sorrentino: "Maranhão clama por “terceira via” política-eleitoral"


Márcio Jerry é da Comissão Política do PCdoB do Maranhão. Veio ao partido há poucos anos, junto com Flávio Dino. É um senhor quadro político, além de jornalista e versado nas mídias. Ele coordenou a campanha de Flávio a prefeito de São Luis em 2008 e Tem grande domínio do quadro político do Estado. Ele nos concedeu esta entrevista.
2010 já está a pleno vapor, encerrou-se uma etapa com o prazo último de filiação no dia 3 deste mês.Em geral nos Estados há muita indefinição por vários motivos. Mas todas as forças estão em movimento. Impressionante a situação no MA – Jackson cassado, volta a candidatar-se agora com apoio da oposição a Lula; Rosena assumiu mas não ostenta os índices histórico – será candidata ou não? A Roseana se movimenta como candidata e só não será se lá adiante as pesquisas forem muito desfavoráveis. Mas ela tem muitos problemas: governo fragmentado e sem rumo; pouco tempo para obter resultados; crise nacional envolvendo o seu pai, senador Sarney; e o desgaste da longa hegemonia política exercida no Maranhão.
Serra ou Dilma tem vantagem nesse momento? Isso pode se inverter?Como em todo o Brasil, Serra tem vantagem no momento. Mas Dilma aparece bem e tem potencial de crescimento enorme se considerarmos a imensa aprovação do governo Lula e seu grande potencial de transferência de votos. Além do mais é importante considerar que as intenções de voto a Dilma e Ciro suplantam as intenções em Serra, ou seja, a base do presidente Lula ostenta boa situação eleitoral.
Tudo parece clamar por uma terceira via, e o nome de Flávio está bombando. Tem apoios? Dá para polarizar? Pesquisas parecem muito boas…Temos repetido: Jackson caiu e ninguém chorou; Roseana assumiu e ninguém bateu palmas. Há um vazio, portanto; há um cansaço do esquema de disputa tradicional, bipolar. E existe um sentimento forte, atestado nas pesquisas, de renovação da política no Maranhão. Em suma, tem espaço para construir uma alternativa democrática e popular com Flávio Dino governador.
O PT tem uma boa compreensão do que está em jogo ou está voltado para seus próprios objetivos? Está unido?O PT maranhense é muito conflagrado internamente. Está em processo de eleições, portanto voltado pra dentro. Mas temos diálogo com praticamente todos os setores do PT e boas perspectivas de aliança ano que vem.
Buscar o senado seria uma via mais segura de acumulação? Reflito o sentimento público: Flávio será governador do Estado, é questão de tempo.É preciso enxergar além da montanha. No curto prazo o senado parece atraente, mas não responde a um certo clamor por uma liderança que una e dê forma ao sentimento de mudanças, ao desejo de uma alternativa ao fracasso histórico do grupo Sarney e à grande frustração com Jackson Lago. Bem, e o tempo precisa de ajuda…
Se Flávio não for federal, é possível manter a cadeira de deputado do PCdoB no Estado?Temos, sim, condições de manter a cadeira de federal. Aliás, é uma questão chave para nós. Temos nomes com potencial para a disputa e estamos seguros de que é possível dar continuidade à presença do PCdoB/MA na Câmara Federal.--


Fonte: Blog do Walter Sorrentino - http://www.vermelho.org.br/

Nenhum comentário: