20 de outubro de 2009

Do Vermelho: "PCdoB/MA dá adeus à Dica, militante da vida inteira"

Sob aplausos de militantes do PCdoB, PT e dos movimentos sociais de São Luís, foi sepultada hoje à tarde o corpo da militante comunista Raimunda Ferreira Pereira, a Dica. Ela faleceu no início da madrugada vítima de um câncer identificado há pouco mais de um ano. Na Câmara Federal, o deputado Flávio Dino ocupou a Tribuna para homenagear Dica. E em São Luís, várias lideranças destacaram a importância da militante para a luta popular maranhense.
O ex-presidente estadual do PT, professor Francisco Gonçalves, disse que Dica foi “uma das mais belas referências políticas e humanas dos movimentos sociais de nossa cidade”. Para a jornalista Wal Oliveira, ex-presidente da Associação Maranhense de Imprensa, Dica “foi uma lutadora em todos os sentidos. Uma grande defensora da democratrização da comunicação”.
Na mesma linha, a professora Roseane Arcanjo declarou que Dica “simboliza uma luta que todos temos que encampar: uma comunicação mais justa e democrática, que espelhe de fato os interesses coletivos e não os de grupos com poder político e econômico”. Para o radialista Marden Ramalho, “era uma dessas raras filhas do povo brasileiro afeita às boas pelejas em defesa dos interesses mais nobres do nosso povo”.
O presidente do Comitê Municipal do PCdoB/São Luís, Márcio Jerry, que militou com Dica no movimento de rádios comunitárias, disse que “ela fica nas lembranças, no testemunho, na História”. E que “Dica fica como pedra eterna na construção dessa monumental obra humana que é uma sociedade socialista”.
Câmara e poesia – O deputado Flávio Dino homenageou Dica na Tribuna da Câmara. Agradeceu “a militante que o ajudou a chegar até aqui”. Ele se referiu à Dica como “essa grande essa grande militante política, militante do PCdoB, lutadora social”.
O Secretário de Organização do PCdoB/MA, Gérson Pinheiro, também rendeu sua homenagem dedicando um poema à lutadora Dica:

Que rufe o tambor de choro!
Que muitas bebam em tua fonte
Que corte o ceu azul da Ilha o Sol que doura o verde do Batatã
Que pombas brancas alcem vôo, mães em defesa do teu e de muitos outros ninhos
Que a bandeira da luta amanheça mais vermelha em memória dessa batalha vencida.
Há uma guerra pela frente. _ Corram! precisam-se de mais guerreiras:
Há foices e martelos para serem empunhados
Há vagas na bela vitrina da negritude
Há muita saudade de quem caminhou junto
Há muitas lições de quem completou a jornada
Há um caminho!
Há uma senha!
Há uma Dica!!!

3 comentários:

Antonio Oliveira disse...

marden, a Dica sempre esteve ao ldo dos mais carentes. e ela tinha uma vida muito atribulada. uma guerreira.
pêsames!

amélia disse...

um forte abraço dica que Deus te guarde para sempre amém.

amélia

maria aparecida - cida do Coroadinho disse...

dica, que deus a guarde em bom lugar. nós que ficamos permaneceremos nas trincheiras de luta.

aparecida - coroadinho