14 de julho de 2009

Dino fala a Zé Dirceu:"Reforma política não é um momento, é um processo."

Recomendo aos leitores do blog que leiam a excelente entrevista do deputado Flávio Dino (PC do B / MA) que após renunciar à magistratura (e a um futuro promissor de juiz), candidatou-se e elegeu-se em 2006 para o mandato que atualmente cumpre.
Dino é hoje uma das principais lideranças da esquerda em seu Estado, o Maranhão, que ele aponta nessa entrevista como detentor de potencialidades políticas para converter-se num dos principais pólos da esquerda no país.
Juiz que por opção própria não mais exerce a profissão, professor e político, Dino é um dos principais entusiastas das reformas institucionais no Estado brasileiro. Tornou-se conhecido nacionalmente, inclusive, por sua atuação nas discussões da reforma política. Ele é autor da proposta de financiamento público de campanha, que estabelece um sistema misto e exclui a participação das empresas privadas na disputa eleitoral.
O objetivo, segundo o deputado é diminuir a influência do poder econômico para garantir o processo democrático.Com apenas 38 anos, Dino promete inovação e polêmica. Ele é autor, dentre outras iniciativas, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) propondo mandato para os ministros do Supremo, acabando, assim, com a atual condição do cargo vitalício para esses magistrados.
O deputado também participou da construção do Pacto Federativo - agilizações na área da Justia, acertadas entre os chefes desse poder e os Executivo e do Legislativo - que, em suas palavras, "procurou atualizar as metas à luz do agigantamento dos mecanismos de investigação, e as graves questões que deles derivam".
Leia no link "Reforma política não é um momento, é um processo", publicada na seção Entrevistas do Blo g do Zé Dirceu.

Nenhum comentário: