22 de maio de 2009

Trabalhadores Metalúrgicos aprovam por maioria absoluta greve geral na ALUMAR

Os trabalhadores metalúrgicos de São Luís estiveram reunidos em assembléia geral da categoria dos dias 20 à 22 de maio e decidiram paralisar as atividades nas quatro empresas que estão dificultando o processo de fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho – CCT 2009.

São Marcos, Elétrica Visão, CEM e ALUMAR são as empresas que querem congelar o salário dos trabalhadores. Todas as outras do ramo metalúrgico na capital já fecharam acordos em separado com o sindicato da categoria com índices de reajuste que variam de 8 a 15% de aumento.

Os metalúrgicos reivindicam um reajuste salarial de 8,25%. O sindicato patronal quer congelar os salários. A data base da categoria é 1º de março o que ocasiona quase 3 meses de atraso no reajuste salarial.

Nas assembléias gerais realizadas pelo SINDMETAL nas portas das fábricas e na Sede do sindicato, os trabalhadores por maioria absoluta aprovaram o início da greve nas quatro empresas que estão gerando o conflito a partir do dia 25 de maio, com paradas estratégicas durante qualquer dia da semana.

De acordo com o Presidente do SINDMETAL, Joel Nascimento “os trabalhadores destas quatro empresas, principalmente da ALUMAR, estão convencidos que só terão reajuste nos salários, assim como os metalúrgicos de todo o país, se paralisarem as atividades e a produção destas empresas”. E finaliza “vamos seguir juntos até a vitória com o reajuste salarial”.
Na foto, trabalhadores metalúrgicos votam em Assembléia Geral na porta da ALUMAR.

Maiores informações podem ser obtidas com o Presidente do SINDMETAL, Joel Nascimento, pelos telefones: (98) 8114-7406 ou na Sede do sindicato: (98) 3222 – 8022.

2 comentários:

Cristiano Capovilla disse...

Muito bem ! Os trabalhadores não podem pagar a dívida da crise. Essas empresas lucraram muito nos últimos anos, tá na hora de assunir o ônus !!!

Saudações

Robson Camara disse...

É como falei em meu blog. As comodities caem no mercado internacional e a culpa é voltada aos salários dos trabalhadores. Ainda bem que temos um combativo sindicato dos metalúgicos em São Luis.
Não podemos deixar essa velha cantilena preponderar, jogar os erros dos capitalista na conta dos trabalhadores, greve já, pela melhoria das condiçoes salariais e de trabalho desse batalhadores brasileiros e maranhenses.