24 de maio de 2009

Fernando Lima reúne Conselheiros Distritais de Saúde e apresenta sugestões para a área do Itaqui-Bacanga

O Gabinete do Presidente da Comissão de Saúde, Educação e Cultura da Câmara Municipal de São Luís, Vereador Dr. Fernando Lima (PCdoB), promoveu no dia 22 de Maio o 1º Fórum de Discussões Sobre Proposições na Área de Saúde do Itaqui-Bacanga. O evento aconteceu no Auditório do Escritório Político do parlamentar comunista na Rua de Santana, altos da Fribal. Presentes , dezenas de Conselheiros Distritais da Comunidade do eixo Itaqui-Bacanga, além de Conselheiros de outras localidades e bairros de São Luís que tomaram conhecimento da iniciativa do vereador e compareceram ao local para conhecer as propostas.
Nas discussões, o relatório apresentado pela Comissão de Saúde da Câmara, presidida por Fernando Lima, contendo sugestões para a ampliação e o fortalecimento dos serviços de saúde na área. O relatório foi construído a partir de visitas realizadas ‘in loco’ pelo vereador e pelos membros da Comissão, em parceria com a Promotoria Pública de Saúde. No documento são cobrados planos e metas para o setor em 2009 e ao mesmo tempo ações imediatas para solucionar a situação caótica enfrentada pelas Unidades Mistas, Centros de Saúde e Hospitais da área Itaqui-Bacanga. As sugestões destinam-se inicialmente ao Centro de Saúde Embrião, Unidade Mista Itaqui-Bacanga, Hospital da Mulher, Hospital Maternidade Nossa Senhora da Penha, Centro de Saúde Vila Nova, Centro de Saúde São Raimundo, Centro de Saúde Gapara e ao Centro de Saúde Vila Embratel.
De acordo com Dr. Fernando Lima, essa é a quarta reunião em que são ouvidos os Conselheiros Distritais e gestores das Unidades e Centros de Saúde. Na opinião do vereador os Conselheiros contribuem bastante para a discussão, pois conhecem a situação do setor de saúde no local. Nas reuniões acontece o diálogo entre o vereador e a comunidade, os problemas são detectados ao mesmo tempo em que são apontadas soluções que posteriormente serão apresentadas ao Ministério Público e ao Poder Executivo municipal para as devidas providências.
Os Conselheiros aproveitaram a oportunidade para analisar e fazer cruzamento com o que foi apresentado como metas pela Comissão de Saúde e as “metas” apresentadas pela Secretaria Municipal de Saúde para o setor. Os Conselheiros foram unânimes: o que é apresentado pela prefeitura está aquém das reais necessidades das comunidades. Com isso os Conselheiros querem ao mesmo tempo contrapor as metas municipais com o documento construído pela Comissão de Saúde, e aí, sim, entregar um documento completo e real ao promotor Herberth Figueiredo, da Promotoria Pública da Saúde, que cobrará da prefeitura, junto com a Comissão de Saúde, a devida execução.
“Estamos cumprindo com o nosso dever como médico, parlamentar e Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Luís. Represento aqui os reais interesses dos usuários de saúde da cidade, do povo de São Luís, e exercerei essa prerrogativa sempre para defender os interesses populares”, diz Dr. Fernando Lima.

Nenhum comentário: