7 de maio de 2009

Dr. Fernando Lima cobra atenção especial à saúde de São Luís


O líder do PCdoB na Câmara de vereadores de São Luís e Presidente da Comissão de Saúde, Educação e Cultura, vereador Dr. Fernando Lima, usou o tempo do pequeno expediente na Tribuna do Palácio Pedro Neiva de Santana, para destacar a mudança na Secretaria Municipal de Saúde e cobrar do novo Secretário atenção especial para o setor no município.
O parlamentar registrou que nesses 04 meses foram solicitadas inúmeras reuniões e audiências com a então Secretária Helena Duailibe(PSB) para que fossem apresentados os planos e metas para o setor em 2009 e também resultados já alcançados mas a Comissão não obteve nenhum retorno.
Fernando Lima aproveitou para lembrar que foi realizada audiência pública no mês de janeiro de 2009 no Gabinete da 12ª Promotoria Especializada de Defesa da Saúde na Capital. Presentes o Promotor de Justiça, Herberth Costa Figueiredo, representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, a Diretora da Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, Wilna Zenaide, o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Adolfo Paraíso, a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão, Euzanir da Silva Aroucha, a Presidente do Instituto de Cultura e Preservação da Ilha de São Luís, Ieda Maria, além de lideranças comunitárias da área Itaqui-Bacanga.
Na audiência pública foi apresentado um relatório contendo opiniões sobre a situação no setor. Ao mesmo tempo foi firmado prazo de 120 dias, a partir da data da audiência, para que a então Secretária apresentasse os números e os vereadores tomassem conhecimento da realidade da saúde no município. “Sempre tivemos dificuldades em tomar conhecimento dessas informações.”
O vereador lembrou também que recentemente a Comissão de Saúde da Câmara fez visitas às Unidades de Saúde da área Itaqui-Bacanga para checar in locus as condições de trabalho, atendimento, assistência médica, uso de recursos para o setor porque, de acordo com Fernando Lima, se tais unidades funcionassem com sua capacidade total os hospitais públicos da cidade estariam desafogados e a população ficaria menos exposta a desumanidades.
“Como médico e agora como vereador tenho a obrigação de defender uma saúde de qualidade para o povo da minha cidade. São Luís está carente de serviços públicos. Isto é visível, por exemplo, no dia a dia das unidades mistas instaladas nos bairros e também os problemas registrados nos hospitais públicos do município.”, destacou Dr. Fernando Lima que desejou bom trabalho ao novo Secretário e que a saúde não seja tratada pela prefeitura com indiferença. “O legislativo municipal precisa de esclarecimentos por parte do executivo para que os vereadores formulem e possam legislar com mais precisão.”, destaca Dr. Fernando Lima.

6 comentários:

Nilo Andrade disse...

ora, ora, ora, ...
conheço Dr.fernando e seu trabalho como médico.
quero me informar sobre seu trabalho como parlamentar.
esse vai longe. tem capacidade.

este blog, marden,, é simples e direto. pouco texto e fotos. muito bom. continue e informe mais.

CHARLES disse...

GRANDE MARDEN. ASSESSORANDO OS 'HOMI', NÉ?
PARABÉNS PELO TRABALHO. VC É REFERÊNCIA NO PCdoB.

John Cutrim disse...

Grande Marden, seja bem-vindo a blogosfera meu caro. Não tive mais a honra de escutá-lo pelo rádio (lembra dos programas á noite da rádio Timbira ao qual eu e Jorge da Belira não perdiamos um só dia?), no entanto temos o blogue agora pra trocarmos idéias. Sucesso, você merece. Grande abraço!!!!

John Cutrim JP

marden ramalho disse...

querido jonh cutrim, forte abraço e que bom saber que vc continua ligado. aumanta a nossa responsabilidade.
a gente se v por aqui.

robsoncamara disse...

Oi Marden

Acredito que você desenvolverá um trabalho de ponta na atividade de assessoria parlamentar do veredor Fernando Lima.
Também acredito que esse blog é uma da trincheira da comunicação alternativa a mídia golpista do nosso país, bem vindo a blog esfera.
Um excelente comunicador e uma excelente pessoa. Congratulações.

marden ramalho disse...

robson, meu camarada, olha o galho.
to funcionando já faz agum tempo.
mas agora resolvi divulgar.

tudo bem contigo? vc agora é dotorando. isso é uma vitória para o povo brasileiro e em especial o maranhão.
um forte abraço. e a gente se v por aqui.