23 de outubro de 2008

Homenagem ao povo do Brasil


Neste primeiro post aproveito para homenagear o povo brasileiro aqui do Maranhão. A escolha é por Gonçalves Dias. boa leitura.


Canção do Tamoio


I. Não chores, meu filho;Não chores, que a vidaÉ luta renhida:Viver é lutar.A vida é combate,Que os fracos abate,Que os fortes, os bravosSó pode exaltar.


II.Um dia vivemos!O homem que é forteNão teme da morte;Só teme fugir;No arco que entesaTem certa uma presa,Quer seja tapuia,Condor ou tapir.


III. O forte, o cobardeSeus feitos invejaDe o ver na pelejaGarboso e feroz;E os tímidos velhosNos graves concelhos,Curvadas as frontes,Escutam-lhe a voz!


IV. Domina, se vive;Se morre, descansaDos seus na lembrança,Na voz do porvir.Não cures da vida!Sê bravo, sê forte!Não fujas da morte,Que a morte há de vir!


V. E pois que és meu filho,Meus brios reveste;Tamoio nasceste,Valente serás.Sê duro guerreiro,Robusto, fragueiro,Brasão dos tamoiosNa guerra e na paz.


VI. Teu grito de guerraRetumbe aos ouvidosD'imigos transidosPor vil comoção;E tremam d'ouvi-loPior que o sibiloDas setas ligeiras,Pior que o trovão.


VII. E a mão nessas tabas,Querendo caladosOs filhos criadosNa lei do terror;Teu nome lhes diga,Que a gente inimigaTalvez não escuteSem pranto, sem dor!


VIII. Porém se a fortuna,Traindo teus passos,Te arroja nos laçosDo inimigo falaz!Na última horaTeus feitos memora,Tranqüilo nos gestos,Impávido, audaz.


IX. E cai como o troncoDo raio tocado,Partido, rojadoPor larga extensão;Assim morre o forte!No passo da morteTriunfa, conquistaMais alto brasão.


X. As armas ensaia,Penetra na vida:Pesada ou querida,Viver é lutar.Se o duro combateOs fracos abate,Aos fortes, aos bravos,Só pode exaltar.

Nenhum comentário: